segunda-feira, 25 de maio de 2020

Debate: Assédio Sexual nas escolas. Denunciar ou calar?

Recebam as nossas saudações ❤
Sawabona Shikoba ❤✊

 Ontem, 24 de maio de 2020; tivemos a oportunidade de debater o tema "Assédio Sexual nas escolas. Calar ou denunciar?"

Foi um debate sensacional! Acredito que todos que participaram aprenderam bastante sobre o assunto, certamente aprendemos todos uns com os outros. 

O que é o assédio sexual?

O assédio sexual pode ser definido como avanços de carácter sexual, não aceitáveis e não requeridos, favores sexuais ou contactos verbais ou fisicos que criam uma atmosfera ofensiva e hostil. Pode também ser visto como uma forma de violencia contra mulheres ou homens e também como tratamento discriminatório. A palavra chave da definição é: Inaceitável.

"Ainda insisto que essa sociedade veio com erro de fábrica! Não existe benefícios nisso, muito menos um aviso prévio, para se dizer sim ou não, aceito ou não, quem sofre o acto também pode ser o praticante do mesmo." - Comentou a jovem Eliada Esmeralda.

Ela está coberta de razão, muitas vezes pessoas que se dizem contra o assédio sexual são os mesmos que cometem igual acto com outras pessoas; estamos a falar de homens e mulheres. É inaceitável que sejamos pró e contra de uma mesma coisa. Fizemos algumas questões para que os nossos leitores nos dessem as suas opiniões em relação ao tema, com as quais pudemos aprender bastante.

1) Já sofreste assédio sexual? Denunciastes ou calaste?

A maior parte das pessoas responderam que sim, principalmente as mulheres. Apesar de quase todas defenderem que se deve denunciar, quases todas se mantiveram caladas quando passaram por uma situação de assédio na escola ou universidade; Muitas justificaram que é melhor calar porque existe um forte poder à favor dos professores (no caso) que eles acabam sempre tendo influência sobre a pessoa assediada, e, para não reprovar ou ter problemas constantes com o professor ou professores preferem manter-se caladas.

"O meu conselho?! Com certeza aprender a lidar com a situação é conveniente, o melhor é denunciar mas acredite por mais que poucos tenham a coragem de dizer "nem sempre é benéfico para nós". Já passei por várias situações do género, mas não denunciei porque de nada me valeria. Ia só chumbar à toa." - Opinião da jovem Silvânia Victória.

2) Se sofresses assédio sexual, te calarias ou denunciarias?


Todos responderam que denunciaram. Como a definição de assédio diz, é um acto inaceitável, que muitas vezes acaba deixando fortes sequelas emocionais em pessoas que viveram tal situação. Mesmo as pessoas que não haviam denunciado tempo atrás disseram que certamente actualmente fariam diferente. Assédio sexual é crime!


3) É justificável culpar a vítima por ter sofrido assédio sexual?

Algumas pessoas responderam que sim, porém a resposta para essa questão é "NÃO". Vítima é vítima, se uma pessoa provoca alguém pela vestes, contactos ou fala, essa pessoa é considerada assediador/assediadora o que não a torna vítima se a outra parte ceder as suas provocações ou assédio!

4) Qual é a tua opinião sobre o assédio sexual nas escolas e universidades?

"Não tem sido fácil para sociedade lidar com isso e estou mesmo incluindo as autoridades, quando falar de assédio se trata de um acto que se transforma em diversos crimes." - Opinião da Jovem Eliada Esmeralda.

Somos totalmente de acordo com a opinião supracitada. O assédio sexual nas escolas e universidades é um problema que deve ser combatido de forma comum. Envolvendo toda sociedade, desde autoridades à encarregados de educação. Os números de assédio sexual nas escolas e universidades tem aumentado de forma assustadora, porém todo mundo finge não ver. Sem querer temos todos contribuído para que o assédio sexual pareça algo normal, o que nunca vai ser!

5) Apenas meninas sofrem assédio sexual nas escolas e universidades?

A resposta para essa pergunta é comum, não são apenas as meninas a sofrerem assédio sexual. Porém, elas são as maiores vítimas. Tivemos a história inusitada de um dos nossos leitores e participante do debate que sofreu assédio, preferimos não revelar a identidade do mesmo.

"Bem, na escola eu era professor estagiário, então com os meus 18 anos decidiram me meter a dar aulas na 9° classe onde muitos e muitas são da minha idade e outros são meus mais velhos, por ser atraente e inteligente um grupo de meninas sempre que é mha aula elas vestiam-se inadequadamente ou seja mini saia e só metiam bata sem nada por dentro, numa das aulas uma levantou e me abraçou e de repente deu-me um beijo da buxexa...
Elas faziam de tudo pra eu olhar elas, me tentavam bwe."

6) Deixa o seu conselho para todas pessoas que sofrem assédio sexual e continuam caladas.

R: Assim como todos que fizeram parte do debate, o conselho é apenas um "DENUNCIE". Não permita que você nem ninguém sofra assédio sexual.

Aguardamos por todos vocês no próximo domingo para um novo debate ❤🙏 Muito obrigado 😊

[Luis da Silva Ubuntu e Hadil Almeida - Frases & Poemas]

Faça o download dos nossos livros 👇👇
https://frasesepoemas6.blogspot.com/2020/03/leia-os-nossos-livros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Random Posts