sábado, 6 de novembro de 2021

"Eu te amo, Dexter. Muito. Eu só não gosto mais de você."

 


"Eu te amo, Dexter. Muito. Eu só não gosto mais de você."

 

Parece um sentimento confuso sendo expressado nessa frase supracitada, não é? Bem, talvez.

 

As falas são do filme "Um dia" baseado no livro com o mesmo título, escrito por David Nicholls

 

Confesso que a primeira vez que vi o filme não entendi a complexidade do que ela quis exprimir; entre amar e não gostar da mesma pessoa ao mesmo tempo, porém, a minha vida, experiências, relações e a repetição do filme por várias outras vezes se encarregaram de me fazer compreender o que o personagem quis exprimir quando disse que ainda ama, mas já não gosta.

 

Deveras, a frase pode ser interpretada de uma outra perspectiva que não a minha. E podemos conversar sobre isso.

 

A percepção que fica para mim, é que amar e gostar são modos diferentes de demonstrar afeição e que nem sempre os dois estão compactados ao serem direcionados dum sujeito para o outro. Que amar vai além do que a pessoa é; era; faz; ou deixa de fazer, é um sentimento de afecto que pode ser unilateral ou bi, e com uma perspectiva tridimensional em volta da outra pessoa conectando os desejos, memórias, prazeres, carinho, respeito, defeitos e qualidades. Porém, gostar; é directamente ligado ao que a outra pessoa te proporciona ou te faz sentir, relacionando aos seus actos.

 

Neste sentido, eu posso amar meu irmão, mas não gostar de quem ele é hoje [no caso de ser ladrão actualmente]. Do mesmo modo que eu posso amar uma mulher/homem, mas já não gostar do mesmo ou da mesma [para prosseguir numa relação].

 

Permita-me esclarecer esse segundo exemplo. Ao dizer que "ainda amo", é levado em conta que há um elo afectivo, um desejo de querer o bem, ou estar bem com o outro independente do que for. Mas a contradição de "não mais gostar" em cima disso são pelos actos da outra pessoa que de momento não correspondem ao sentimento de amor que lhe é dado.

 

É, eu sei. Tudo que entra o Amor virá merda, e, o meu discurso não é exceção. Em todo caso, olhe em sua volta e faça uma introspecção de quem amas e se pergunte se todas essas pessoas ainda têm estado próximas a ti; ou se o facto de amares, gostas de todos eles da mesma forma. Se para essa segunda pergunta a resposta for uma não, então percebeste a tênue diferença entre "Amar ou Gostar" e "Amar e Gostar"

 

E é obvio que, recomendo que leiam o livro e assistam o filme.

 

Hadil Almeida

 

#LoboNaLuaCheia



Um comentário:

Random Posts