TANTO NA MÁFIA COMO NA IGREJA
PART. III
"Honra, orgulho, respeito e lealdade não tem preço, mas perdê-los pode custar a sua vida."
Respeito, é o ponto de abordagem nesta terceira parte da crônica narrativa.
Diferente das outras virtudes pelas quais abordei anteriormente que são: honra e orgulho; o respeito é único que é bilateral, um vindo de nós para os outros, e, aquele que vem dos outros para nós. Harvey Specter disse: "O respeito é uma via de mão dupla. Eu te dou tanto quanto recebo." E é a partir dessa frase que vamos desmistificar sobre o mesmo. Uma pessoa respeitosa não é selectiva a quem respeitar, a todo mundo trata com educação; seja mendigos ou reis, e, quando há falta de respeito do outro lado, é com o mesmo baixo nível de respeito que se procede.
Tudo o que fica no meio, entre aquilo que nos é ensinado sobre como lidar com os outros e sobre como nós realmente lidamos com os outros; é o que define o quão respeitoso somos.
Tudo aquilo que fica no meio, entre o que fazemos e o que deixamos por fazer; é o que define o quanto os outros nos respeitam.
https://www.facebook.com/hadilalmeidalobo/photos/a.103931882115189/138164725358571/?type=3&app=fbl
É sobre respeitar e ser respeitado.
Da Família aos Desconhecidos, das Ruas às Escolas, da Igreja à Máfia, o respeito é fundamental para que as coisas corram como o planejado. Respeitar a cadeia de comando é o primeiro passo para uma organização com execuções eficientes. Homens que usam a força bruta para coagir os demais não são respeitados, são temidos. Carregam uma reputação que faz as flores secarem ao invés de desabrocharem. E a máfia tanto quanto a igreja reconheceram desde cedo que para persuadir o maior número de pessoas ao seu favor é tão simples que apenas precisam respeitar quem eles querem ao seu lado, e, mostrá-los que uma vez se juntando a máfia/igreja ganharão mais respeito por causa das virtudes que o grupo a que integrarem representam na sociedade.
No âmbito social, retiro um exemplo; "Eu não concordo com a sua opinião, porém respeito." Essa deve ser uma das maiores mentiras mais recorrentes em discussões daqui até a China. Porque geralmente dizemos isso para encerrar determinado debate sem que realmente haja respeito pela opinião alheia. Entretanto, veja como ela tem um efeito poderoso, por simplesmente assumir um falso respeito pelo que o outro argumenta ou pelo que o outro é; também ganhamos o respeito ou a apreciação do outro lado por o fazermos se sentir compreendido primeiro.
Todos homens, e por homens não diferencio géneros, sentem a necessidade inerente de serem respeitados ou apreciados por alguma coisa. Tanto pelo que fazem ou deixam de fazer. E não é diferente com a máfia e a igreja, ainda mais quando eles investem tanto para atingir certas metas.
Pontos similares entre a máfia e a igreja;
•Respeitai os seus pais e os seus legítimos superiores. (Exemplo cristão.)
• Guarde sua arma e ajude a velhinha a atravessar a rua. (Ditado da máfia italiana)
Eles mostram de forma clara que o respeito não é demandado, é merecido. Isso é ensinado aos seus membros e passado dos mais velhos aos novinhos. Um adulto precisa primeiramente demostrar respeito a uma criança para que ela também o respeite. A parte emocional em nós faz-nos agir do mesmo jeito que os outros agem conosco, se isso for certo ou errado cabe a você mesmo decidir e agir como devido.
Outra coisa que essas duas organizações têm em comum é o facto de que quando as mesmas não ganham o respeito necessário de quem elas precisam, elas impõem. A igreja, e nem vou citar denominações para não ofender ninguém, consegue ser radical, coersiva ou manipuladora afim de conseguir o que quer. É só olharmos para a história das mais variadas igrejas/religiões, e o extremismo dos seus súditos, actualmente esses actos são menos vistosos em algumas igrejas para preservarem o seu "lado bom". Já a máfia nem preciso explicar como eles impõem o respeito, mas se precisas mesmo saber é só visitar alguns cemitérios e pergunte aos que lá moram.
Somos ensinados que devemos respeitar o próximo. E para respeitar não é preciso conhecer, apenas ser educado.
Os membros da máfia que cresceram em famílias de mafiosos, tiveram acompanhamento dos pais. E os membros da igreja que cresceram com pais religiosos também tiveram acompanhamento dos pais. O que eu pretendo esclarecer neste parágrafo é que nenhuma das duas organizações tolera o abandono parental, por mais que possa haver um caso ou outro, ainda assim, a máfia e a igreja mantêm a postura de que cada homem deve ser responsável e/ou responsabilizado pelos seus actos individualmente. E cuidar da sua própria família é um acto de honra e respeito, que deve ser cumprido de livre e espontânea vontade fazendo jus a um código de conduta íntegro.
Lembre-se, eduque uma criança devidamente para que não tenhas que punir um adulto.
Por: Hadil Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário