segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Flores precisam ser regadas - Um conto de Luis da Silva Ubuntu

 


Vestia-se luto naquela casa. Fazia menos de uma semana que avó Chica havia partido para a terra dos que nunca voltaram; a terra da dor para os que ficam; a terra de descanso para os que vão; a terra da morte. O Pequeno Pedro de 5 anos quase nada entendia, mas sentia. Sentia o vazio que sua avó Chica -  como ele carinhosamente chamava, deixara naquela casa; sentia a tristeza no rosto do seu Pai, que agora muito pouco falava e quase nunca comia. Sentia a tristeza da sua mãe quando perguntava se um dia sua avó voltaria. Ele era pequeno demais para ver o rosto da sua avó sem vida, por conta disso ele acreditava que a qualquer momento sua avó voltaria; ele acreditava que a morte era sobre férias, que as pessoas vão a um lugar qualquer, mas depois voltam.

 

Havia uma flor em um vaso que sua avó cuidava todos os dias, Pedro quase sempre a acompanhava. Nesses dias de luto, ninguém prestou atenção a ela. A flor linda que sua avó se dedicava a cuidar estava triste, estava morrendo aos poucos. Pedro entrou acelerado para a sala com o vaso nas mãos e gritou:

 

Pai, a flor da avó está triste.

Seu pai olhou atentamente para ele e o vaso nas suas mãos e respondeu:

 

Filho, flores precisam ser regadas! - voltou o olhar atento para a televisão.

  - Agora que Vavó não está quem vai cuidar dela? - retrucou o menino.

  - Pode ser você mesmo, meu filho. Você deve regá-la todos os dias.

  - Mas porquê ela precisa ser regada todos os dias?

  - Seu pai voltou a olhar atentamente para ele.

  - Meu filho, talvez você não entenda isso hoje, mas ainda assim você precisa saber. Assim como você precisa comer todos os dias para continuar forte, as flores precisam ser regadas todos os dias para continuarem vivas e bonitas; E isso é sobre a vida, meu filho! Você vai precisar regar as suas amizades e todas suas relações para continuarem fortes; Você vai precisar regar a si mesmo para cresceres; você vai precisar regar todos os dias o seu amor por mim, pela tua mãe e pelas pessoas que você ama; você vai precisar regar todos os dias os seus sonhos; caso você esquecer de regar tudo isso, tudo morre! Essa lição aprendi com a sua avô. - Sentenciou o Pai com um sorriso triste..

  

 Pedro pareceu não entender muita coisa, mas ainda assim percebeu que aquela flor precisava de água para voltar a viver. Saiu disparado para regá-la, assim como o faz até os dias de hoje. E finalmente ele entendeu que não são só as flores que precisam ser regadas para continuarem vivas.

  -

02.01.2022

[Por: Luis da Silva Ubuntu]

#DoSambilaParaOmundo

#Conto #Poesia #literatura #liberdade

2 comentários:

Random Posts