sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Crônica: Michelle Obama - Por: Hadil Almeida

 


Crônica: Michelle Obama

 

"Começamos caminhando para a entrada. Ele estava atrás de mim.

— Gorda. — Disse ele olhando atentamente para mim.

 Eu tirei o casaco, rodopiei só com o vestido e perguntei: — Achas mesmo?

 — Sim acho. Porque com certeza não tens o corpo duma modelo de elite.

 — Ainda bem que não. Porque eu tenho o cérebro da Michelle Obama.

 Sorrimos."

 Excerto do livro "Uma boleia do destino" por Hadil Almeida, 2020

 

 

Quando eu escrevi esse trecho no meu livro, uma parte de mim realmente espelhou o meu respeito pela Michelle Obama.

 

O que eu via nela e me impressionava, que até agora continuo vendo só que numa perspectiva ainda maior, é a sua postura no empoderamento feminino. Não me refiro As "guerras" que as feministas travam. Falo sobre as mulheres com poder na linha de frente que representam outras mulheres, e muito além disso, representam toda uma comunidade ou ideologia.

 

Ela nunca foi apenas a "esposa do presidente" ou simplesmente ostentou o título de Primeira Dama. Ela sempre soube manter a sua fasquia ao seu próprio nível e objectivos, e ainda conseguir ser dona de casa e a parceira do presidente.

 

O que nos faz perceber o simples ponto inverso da frase que, ao lado de uma grande mulher também há um grande homem. Nenhum homem com visão quer ao lado uma mulher que apenas diz "Sim" a tudo; uma mulher que seja dependente emocional ou financeiro; uma mulher que não compartilha dos mesmos ideais ou estilo de vida; uma mulher que não seja uma conselheira e cúmplice. Do mesmo jeito que nenhuma mulher deve querer o mesmo de um homem que não esteja alinhado com os quesitos supracitados. Porém, tudo depende de quem escolhemos que nos acompanhe ao longo da nossa jornada em busca dos nossos sonhos.

 

Uma vez, numa longa conversa ao telefone, perguntei a um amigo, já mais velho que eu, casado e bem sucedido. "Qual era a qualidade que você procurava na mulheres?". E convictamente ele respondeu. "Eu procurava uma mulher que pudesse me representar mesmo que eu não tivesse presente. E encontrei."

Foi a primeira vez que ouvi tal coisa, antes de ouvir várias outras frases similares posteriormente. E tu leitor/a o que você busca num parceiro/a?

 

Michelle disse em seu último documentário: "Eu e o Obama nos tornamos mais felizes juntos quando eu entendi que, a minha felicidade não pode depender dele me fazer feliz. Eu tenho que ser feliz sozinha primeiro."

E é sobre isso, sobre cada mulher ser feliz consigo mesma. E que a busca de um parceiro seja para encontrar um cúmplice que amamos. E não alguém de quem a sua felicidade depende. Ela empodera mulheres a se tornarem mulheres melhores que ela. E ainda consegue ser um exemplo para os homens pelas suas atitudes, como mãe e pelas suas conquistas.

 

Ela representa muitas outras coisas para muita gente, e também para mim, mas que não vem em questão discorrer sobre isso. Entretanto, fica patente a sua marca de empoderamento feminino e representividade da comunidade negra.

 

Qual é a importância da mulher na sociedade? É que todo ser humano veio de uma mulher. E assim será até ao final dos tempos

 E isso simplifica tudo.

 

Por: Hadil Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Random Posts