TANTO NA MÁFIA COMO NA IGREJA
PART. I
"Honra, orgulho, respeito e lealdade não tem preço, mas perdê-los pode custar a sua vida."
Honra, é o ponto de abordagem nesta primeira parte da crônica narrativa antes de discorrer sobre as outras 3 virtudes.
Honra! O que te vem em mente quando ouves esta palavra? O que significa para si? Em quem te lembras quando ouves a palavra? E pergunte para si mesmo, te consideras um homem ou mulher de honra? Por quê?
É insólito, como a máfia e a igreja também têm similaridades, te perguntas quais devem ser, tendo em conta que são dois grupos distintos em seus ofícios. Grupos estes, dominantes das massas, que carregam uma reputação que deixa de joelhos milhares de homens, e por vezes até deixam deitados porque as pessoas se predispõem a morrer ou matar por um destes grupos quando veemente acreditam na causa.
Na máfia, a promessa de um homem ou um aperto de mão vale mais que um acordo por escrito. Na igreja, um juramento vale mais que um acordo por escrito.
Diferente da formalidade parlamentar ou judicial em que tudo é assinado para que seja provado ou cumprido, ao invés disso, na máfia e na igreja a palavra do "crente" basta. Após isso, rege a confiança que o dito será cumprido. E quando um homem dá a sua palavra, é esperado que ele cumpra ou morra tentando, e talvez até os mafiosos chegam a ser mais fiéis nesse quesito, contrapondo inclusive a frase "Não existe honra entre ladrões."
Há honra que há nos homens destes grandes grupos, faz com que seus súditos levem a cabo missões destemidas e por lugares incríveis que, faria homens sem honra desistiriam pelo caminho. Estar disposto a morrer por uma causa, faz os homens ao seu redor acreditarem fielmente na mesma causa ainda que esta não seja uma causa verdadeira ou justa.
Levando a questão de honra para a sociedade em geral, temos exemplos perfeitos de falta de honra quando; vemos homens fugindo da parentalidade;médicos hipócritas quebrando o juramento de Hipócrates; políticos que nunca cumprem suas promessas de campanha e a lista é longa; promessas de amor que viram corações partidos;e a louça que rejeitaste lavar, mas bisaste ao comer, sim você mesmo seu/a babaca. Tanto que seus pais também provavelmente são exemplos de falta de honra, mas falaremos deles na PART. 2. Tendo em conta esses exemplos, podemos perceber de como o mundo seria um pouco mais recto caso todos tivéssemos a honra de cumprir com nossas palavras.
E tanto os mafiosos quanto os homens tementes a um Ser Superior têm a crença inabalável de que estão certos e dispostos a cumprir com a palavra ordenada pelos superiores. Por isso, a máfia é uma grande corporação bastante funcional capaz de manipular sistemas sociais e políticos em seu benefício, porque os homens que a operam estão dispostos a Honrar com seus deveres e cumprir até as tarefas menos escrupulosas. Por isso também; A igreja é uma grande corporação bastante funcional capaz de descredibilizar sistemas sociais e políticos e agregar pessoas em seu benefício, porque os homens que a operam estão dispostos a Honrar com seus deveres e cumprir as tarefas sem refletir minuciosamente sobre a lógica deles. Sei, que os conceitos parecem similares e se leres atentamente verás porquê. Vejamos:
Se um mafioso trair a sua esposa é imediatamente afastado da máfia. Se um crente trair sua esposa é considerado adultério, um pecado punível dependendo da doutrina.
Se um mafioso não cuida de sua família é considerado incapaz de cumprir suas funções na máfia. Se um crente não cuida de sua família, descumpre as passagens de que ele deve ser o provedor.
Entre esses e outros pontos que não citei. Fiz apenas uma equiparação entre homens porque na máfia mulheres não são aceites, e, na igreja as ainda sofrem um machismo subtil para exercer os cargos do topo, essa é outra similaridade.
Perceba, que dois vencedores mesmo que de ofícios diferentes sempre têm algo em comum, assim como, os perdedores.
O mesmo se dá a máfia e a igreja; elas estão centradas pelo mundo inteiro, têm milhares de seguidores, negociam, ganham ou perdem por vezes, continuam crescendo e dominam em seus ramos de actividade. Por quê!? Porque há homens íntegros pela causa, dispostos a Honrar para que o plano se cumpra, ou mesmo morrer para que o seu sucessor cumpra. E a honra, apesar de poder ser distorcida para cometer o mal, não deixa de ser uma das grandes virtudes que qualquer homem ou mulher, que andar por essa terra e querer construir uma reputação, um legado e ser parte da engrenagem do crescimento da geração vindoura, deve necessariariamente ter.
Por: Hadil Almeida
[Continuará Part. 2]
Nenhum comentário:
Postar um comentário