segunda-feira, 23 de maio de 2022

Icarus (Cap.1 - Amor ) por: Hadil Almeida


Icarus

 

Cap. I [Amor]

 

Amor, Ímpeto, vício e dinheiro; foi por isto que grandes homens e mulheres sucumbiram.

 

Uma das frases que gosto de usar para definir o amor, é a seguinte frase do Jonathan Myers: "O amor é uma desculpa para os tolos cometerem erros." Tanto que a frase se mostra verdadeira quando em uma história ou outra que cada um de nós deve ter testemunhado ao longo dos seus duros dias na terra, vemos decisões que levam a accões claramente estúpidas, mas cometidas em nome do amor por alguém. Reina uma falsa sensação de que por amor se pode tudo e que tudo vence. Porém, para início de conversa, o amor perde quando é heterogêneo a razão; perde quando é heterogêneo ao amor próprio; e perde quando é homogéneo a decisões impulsivas.

 

Destaco que, neste discurso não tenho como intuito vilanizar o amor, apenas ilucidar como o amor pode nos cegar, metaforicamente, levando-nos a cometer certos erros. Amar e ser correspondido é uma das sensações mais belas que há. Não apenas frizo o amor conjugal, também o fraternal e até mesmo o paternal. No entanto, em que momento esse belo sentimento vira a causa de um erro?

 

Torna-se um erro quando começamos a sobrepôr os sentimentos a análise do carácter de outrem. Torna-se um erro quando começamos a justificar descabidamente os erros de quem amamos. Torna-se um erro quando colocamos o amor por alguém em primeiro e nós mesmos em segundo.

 

Precisamos entender que do ponto de vista conjugal, as relações amorosas não são um confeccionário, não são construídas para que você abra a sua Caixa de Pandora e desabafe sobre todos seus males, segredos e o seu passado. Você não está em uma relação com um historiador ou arqueólogo para que revele todos os ossos do teu armário. Quem realmente te ama, é pelo que tu és agora, e não por um passado que desconhece. Foco nos homens quando digo que, as mulheres querem que nos abrimos para elas sobre nossos segredos, fraquezas, medos; porém, desde o primeiro momento em que tu abrires a tua caixa de Pandora e revelares todos mistérios que para ela te tornavam "o cara", tu deixarás de ser desejável porque ela já terá explorado tudo em ti, e apenas restará a pergunta: "O que mais ele tem a oferecer para mim"?

Devemos ter uma noção do que colocar à mesa e o que guardar para nós mesmos, sempre.

 

Tomemos como exemplo a história bíblica de Sansão, como ele se abriu mais que uma grávida na maternidade e acabou confessando tudo o que não devia porque amava Dalila. Acabou tendo sua confiança traída e por fim virar piada em uma arena cheia de seus inimigos. Ele não soube reconhecer que o amor não vence quando é heterogêneo ao amor próprio.

 

Mas não precisamos voltar até a era A.C para termos exemplos reais. Todos conhecemos o nome do lendário Pablo Escobar, que pela fama que o precede é fácil deduzir que ele foi morto no meio de um contrabando. Mas está errado essa ideia, ele foi morto por amor. Na época em que o ele foi morto, o seu Cartel já estava ruindo e reduzido a 30% das suas operações ou menos, ele já estava fora do radar da polícia há quase dois anos bem escondido. Entretanto, ele não estava com a sua família porque já os tinha enviado para longe, enquanto ele estava na Colômbia. Sem contacto frequente com eles, ele decidiu entrar em comunicação com a família por causa do seu aniversário, para a sua infelicidade, o telefone da família estava grampeado o que denunciou sua localização, originou sua perseguição final e o fez ser morto no tecto de uma casa enquanto fugia dos federais. O amor o derrubou duas vezes. A primeira foi quando confiou parte dos seus segredos a uma jornalista que amava que posteriormente os revelou, a segunda foi o amor paternal que o levou a morte, carregado de honra pelo Amor de família.

 

No nosso dia-a-dia, não é diferente os mais variados casos noticiados. Os crimes conjugais por razões absurdas.

 

O amor é intrinsecamente emocional e este é o grande problema exposto aqui. E "deixar que as emoções nos controlem, na verdade é um descontrole." [Citação do livro, Uma boleia do destino]. Portanto, toda solução parte de como controlamos nossas emoções nas mais variadas situações que nos encontrarmos. Saber que, nós somos a nossa maior prioridade e quando o sentimento nos guia para um determinado caminho devemos nos questionar se ele favorece a nossa maior prioridade, nós mesmos. Devemos reconhecer que o impulso dos sentimentos, o impulso do amor é raramente movido pela racionalidade.  Pesquisas em neurociência revelaram que, os mesmo campos neurológicos que são activos quando se está apaixonado são os mesmo que o de um viciado em drogas. Desta feita, vemos que o amor é apenas movido pela satisfação de um desejo ardente dentro de nós. E que qualquer acção movida por isto não pode ser tomada como certa sem os devidos "porquês" respondidos.

 

Qual foi a decisão mais estúpida que tiveste por amor? Seja por amor conjugal ou fraternal, comente aí. Provavelmente para mim, a minha decisão mais estúpida movida por amor, foi justamente ter amado pessoas que não devia.

 

Atente-se! O amor deve ser recíproco; conjugal, fraternal ou paternal. Esteja disposto apenas a cometer loucuras por amor tanto quanto as outras pessoas cometeriam por você. Por loucuras, não me refiro da satisfação imprudente de algum desejo ávido que te leve a ruína. Creio que até aqui, já te passam pela mente vários exemplos de homens e mulheres que jogaram uma vida gloriosa para fora por causa da falsa percepção de um amor descabido.

 

O amor dos pais pelo filho(a), nunca deve se sobrepôr aos erros do filho(a) ao ponto de protegê-lo quando os factos provam sua má conduta. O amor de um amigo ou irmão não está em apoiá-lo sempre, mas sim, em repudiá-lo sempre que necessário. E o amor conjugal não deve ser confundido com obsessão nem servir de justificação para certas tolices.

 

Sendo o amor uma das maiores fontes de "energia". Precisamos tomar a extrema cautela para que essa bomba nuclear não exploda em nossas mãos nem naquilo que construímos em nossa vida tudo por causa de acções destrutivas que vezes sim tem reparo, e vezes sim são situações irremediáveis.

 

Um lembrete que, o amor é tudo que os homens precisam para que haja paz no mundo.

 

 

Hadil Almeida

Cap. II Ímpeto (em dois dias)

 

🟢

Post patrocinado pela PREMIER BET

Na abertura de uma conta online, no primeiro depósito de 1500kz ou mais, ganhará bônus de 1500kz!

Faca a abertura da conta aqui ⚽

 

https://media.premierbetpartners.com/redirect.aspx?pid=32089&bid=2603

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Random Posts