domingo, 21 de agosto de 2022

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus.” - Eclesiastes 3:1

 



Em que Tempo achas que se encontras? 

Se está pergunta parece complexa para encontrares uma resposta, talvez os parágrafos abaixo o ajudem.

Lê-se em Eclesiastes 3,1

"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus."


Atente-se que a passagem não diz que em todo tempo se pode fazer tudo. Diz no entanto que, para tudo há um tempo. É como se a passagem tivesse a determinar um tempo para que as coisas sejam feitas.


A estatística da minha página indica que os membros Lobos e Lobas que me acompanham estão entre as idades de 18 à 28. Faz sentido que o meu conteúdo cative números deste conjunto fechado, porque eu também estou neste intervalo de idade.


 E para este intervalo de idade, para mim, só há uma resposta sobre que Tempo nós estamos. Nós estamos no tempo de Semear. 

Estamos no tempo de semear nosso conhecimento, trabalho, foco, esforço disciplina, objetivos, sonhos, semear relações leais; sejam de amor ou amizade, estamos no tempo de semear o bem. Ainda é tempo de semear tudo o que esperamos colher com prosperidade no futuro.


Porém, pelo facto de semearmos não implica que vamos colher. Não obstante disso, só porque provavelmente não vamos colher não implica que não podemos semear mesmo assim. 


Meu pai ensinou-me que o processo natural de lavoura de algumas frutas da plantação a produção frutos podia demoar de dois à 10 anos. Facto. O que se relaciona com um ditado que aprendi. "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras." Por quê? Porque as tâmaras levam até no mínimo 80 anos para serem colhidas em seu processo natural. E pudera, talvez você não viva o suficiente para colher os frutos de 10 anos mais tarde, quanto mais tâmaras!?


 E se dá o mesmo com o que tens plantado agora. Algumas coisas irás colher em breve, outras a, médio; e longo prazo, e algumas só a tua geração futura há de se beneficiar.

O que tens plantado? Será definido pelo que vais colher. O quanto tens plantado? Quantificará seu património. Com quem tens plantado? Define quem estará contigo na bonança ou te apunhalará em determinado momento. Responda essas questões supracitadas para si mesmo.


Eu persisto na ideia que esse seja o Tempo de plantarmos. Porque bem mais a frente, tudo ficará bem mais complicado do que já está sendo. E entre o intervalo de semear e colher, tudo depende de como regas e cuidas a tua vida, se for com água e adubo que nesse contexto simboliza sabedoria e bondade, então espere colher o mesmo com prosperidade. Se for com outra coisa, então espere colher do mesmo.


O que nos leva novamente a questão inicial: Em que Tempo achas que se encontras? 


Hadil Almeida


Deixe a sua resposta nos comentários queridos Lobos 🐺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Random Posts